Estudante e Professora do Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo serão premiadas nesta terça-feira (29/11), na 8ª cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro.

IMG_20161124_092221491

A rede estadual de educação do Baixo Sul está em festa com a escolha do projeto “Todos contra a leishmaniose Tegumentar Americana”, escolhido na categoria texto dissertativo como destaque regional, na 8ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Osvaldo Cruz.

A proposta foi desenvolvida pela professora Rosana Aguiar da Silva e pela estudante Gracielle Silva dos Santos do Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, situado na zona rural do município de Valença.

A iniciativa é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e reconhece trabalhos voltados para a promoção da educação, saúde e meio ambiente, desenvolvidos por estudantes e professores de escolas públicas e privadas de várias regiões do Brasil.

Primeira escola quilombola da Rede Estadual de Educação do Território do Baixo Sul, o “Onildo” como é carinhosamente conhecido pela comunidade local é uma das 05 unidades de ensino implantas pelo Governo do Estado da Bahia, com o objetivo de atender os estudantes que residem na zona rural do município de Valença.

Para a Professora Rosana Aguiar, “Participar de uma premiação importante como essa demonstra a capacidade e a garra dos nossos estudantes na busca constante pelo modelo de educação que visa o protagonismo estudantil. Estamos muito felizes com essa vitória que é da comunidade escolar do nosso querido Onildo”. Comemorou a professora.

A Diretora Regional de Educação, professora Flordolina Angélica de Andrade comemorou a escolha do projeto desenvolvido pela unidade de ensino, “São resultados como esse que demonstram a importância da educação como fator de transformação da realidade de uma comunidade onde as ações do poder público ainda são pouco visíveis. Parabéns aos estudantes, professores e equipe gestora pelo fomento a pesquisa e ao desenvolvimento intelectual dos nossos alunos”.

A estudante Gracielle Silva dos Santos ressaltou a importância de receber a premiação, “Esse prêmio simboliza para mim que quando a gente luta, se dedica e corre atrás dos nossos sonhos, eles se realizam”, ressaltou emocionada a estudante que participará de uma semana de atividades intensas no Rio de Janeiro.

No dia da cerimônia, os presentes assistirão à peça teatral “A Vida de Galileu”, adaptação da famosa obra de Bertold Brecht, com direção de Daniel Herz. Nove atores encenam a história de Galileu Galilei, mostrando suas descobertas e as polêmicas com as quais sua ciência se envolveu. Ao final da peça, os atores abrem um diálogo com os espectadores sobre o que foi apresentado.

Após a peça teatral, os destaques olímpicos então recebem as placas de reconhecimento pela classificação regional na 8ª Obsma e depois são conhecidos os seis destaques nacionais, escolhidos por uma comissão avaliadora especial.

A cerimônia de premiação acontecerá na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, às 9h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, dentro do campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz.