NRE 06 assina novo convênio para fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar.

IMG_20150610_121057562

O Núcleo Regional de Educação 06 está realizando a abertura de novos convênios para compra de alimentos oriundos da agricultura familiar para as unidades de ensino da rede estadual de educação do Baixo Sul.

O mais novo convênio foi celebrado na manha desta quinta-feira (10/01), na sede do NRE 06, com a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Médio Orobó – APRUMO, para o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar do Colégio Estadual Onildo Raimundo de Cristo, situado na zona Rural de Valença.

As escolas do NRE 06 foram as primeiras da Bahia a comprar alimentos oriundos da Agricultura Familiar para a alimentação escolar.

Através da Lei Nº 11. 947/2009 a agricultura familiar passou a fornecer gêneros alimentícios a ser servidos nas escolas da rede pública de ensino de todo o Brasil. Do total de recursos repassados pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser destinados no mínimo 30% dos recursos para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, sem intermediários e com dispensa do processo de licitação.

“Estamos fazendo um esforço para que os agricultores de Valença e região se credenciem para vender seus produtos às escolas da rede estadual do Baixo Sul, aumentando assim a renda das famílias e fomentando a economia do nosso território”. Ressaltou a Inspetora do sistema escolar da SEC, Luana Figueiredo.

A parceria da alimentação escolar da rede estadual de ensino do Baixo Sul em conjunto com a agricultura familiar vem proporcionando uma verdadeira transformação nas unidades de ensino jurisdicionadas ao NRE 06 desde 2009. A iniciativa permite que alimentos saudáveis e com forte apelo regional possam ser consumidos diariamente pelos estudantes.

Para Manoel Cosme, presidente da APRUMO, “Este convênio é importante pois valoriza os produtores da região do Orobó e melhora a qualidade de vida dos agricultores gerando renda para a região”. Finalizou

Promover o desenvolvimento regional é um compromisso do Governo da Bahia.