O Colégio Estadual Adelaide Souza, situado no Município de Nilo Peçanha, realizou nos dias 27 e 28 de agosto, a 1ª Feira de Saúde do CEAS e caminhada de conscientização em combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, da Chikungunya, Zika e Guillain-barré.
O evento promoveu palestras sobre: Violência Doméstica, proferida pela juíza das Comarcas de Nilo Peçanha e Taperoá, Drª. Liana Teixeira Dumet; Tabagismo, proferida pela Assistente Social, a Sra. Cris Porto e pela Nutricionista do NASF; a Sra. Jamile, e a Farmacêutica Thaisa Coutinho; Uso de substâncias psicoativas ilícitas, proferida pela psicóloga, a Sra. Fátima Santos e Primeiros Socorros proferida pelo ex-aluno e ex-professor do CEAS, Gil Marcos Lobo, Bombeiro da Polícia Militar da Bahia; Dengue e suas implicações, proferida pelos Agentes de Endemias.
Durante a ação foram oferecidos serviços como: aferição de PA, teste de glicemia, preventivo, vacinas, distribuição de panfletos sobre DST’s e emissão de documentos como RG, Carteira de Trabalho e fotos pelo IDC – Instituto do Direito e Cidadania.
Para a estudante do 1° ano, turma A, Naldine Borges “O evento foi ótimo para os alunos, pois o colégio necessitava de palestras com esses temas interessantes que contribuem muito para a nossa formação pessoal e profissional, para saber lidar com as circunstâncias que a vida traz e o mundo oferece. […] Aprendemos a sair dos problemas como as drogas, a violência doméstica, dentre outros”.
“Um evento desse tipo se constituiu de extrema importância para a divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido internamente e que é preciso expor para toda comunidade e trazer para os nossos alunos a discussão de temas extremamente presentes e relevantes no seu cotidiano.” Informou a Diretora do CEAS, Sony Maria Lopes do Rosário.
“Ao meu ponto de vista a 1ª feira de saúde do CEAS foi de extrema importância para nós alunos. Contamos com a presença de várias pessoas especializados em diversas áreas que nos proporcionaram palestras maravilhosas, nas quais pudemos absorver bastante informações que contribuíram imensamente para o nosso conhecimento”. Destacou a estudante Analy Paixão.
Ao termino da palestra os estudantes foram às ruas do centro de Nilo Peçanha, com carro de som, distribuindo panfletos sobre vários assuntos de saúde discutidos durante o evento.