O Colégio Estadual Nair Lopes Jenkins, situado no município de Wenceslau Guimarães, realizou no domingo (05/06) a primeira Gincana Ecológica e Cultural.
A atividade contou com a participação dos estudantes, professores, servidores e comunidade local. A ação faz parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a gincana ecológica os estudantes e professores se mobilizaram para realizar uma série de intervenções no ambiente externo da escola, área onde a comunidade local depositava uma grande quantidade de lixo, tornando o espaço propício à proliferação de doenças.
Veja como era o espaço antes da intervenção dos Estudantes e Professores:
Durante a gincana os estudantes tiveram a missão de revitalizar o espaço, transformando o local em uma área recreativa através de materiais reutilizáveis, além de confeccionar arte em mosaico, nos muros que cercam a unidade de ensino.
O projeto foi abraçado por toda a comunidade escolar e o resultado foi uma grande transformação estética no local.
Veja como ficou o espaço após a Intervenção dos Estudantes e Professores:
A Diretora da unidade de ensino, professora Sarah Patrícia de Almeida Nascimento, ressaltou a importância de fazer com que os estudantes sejam protagonistas da sua história, sendo agentes transformadores e capazes de desenvolver seus potenciais.
Já a professora Gracieny Selma Brito afirma que “o projeto foi importante demais, pois a escola, nesta ação, sai de sua zona de conforto para agir em prol da comunidade, transformando um lugar que era um Lixão em uma pracinha de lazer para as crianças, espaço que há poucos dias era um lugar feio, hoje nos orgulha”, ressaltou.
A estudante Adeilma Batista, que é moradora da comunidade do entorno da escola, está muito orgulhosa e satisfeita com o resultado do trabalho. “Todos os estudantes estão deixando sua marca na história da nossa cidade ajudando na preservação do meio ambiente garantido uma melhor qualidade de vida para essa e as próximas gerações”, comemorou.
Transformar as comunidades locais onde as Escolas Estaduais estão inseridas é um compromisso do Governo da Bahia.