Unidades de Ensino do NRE 06 realizam as eleições do Colegiado Escolar

11751953_470216676478903_4553112487894453097_n

As escolas da rede estadual de educação do Baixo Sul estão realizando as eleições do colegiado escolar, que começam nesta quarta-feira (22/07) e prosseguem até sexta-feira (24/07). Os estudantes disputam o voto dos colegas e outros segmentos também irão eleger seus representantes: professores, funcionários, pais ou responsáveis.

A eleição para o colegiado escolar é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do NRE 06. As eleições para o Colegiado Escolar visam estimular o envolvimento da comunidade escolar na gestão democrática e participativa das escolas. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa, dentre outras coisas, a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

11209345_470216736478897_6656477224462891295_n

Os pais que se encaminharem para votação devem apresentar o documento de identidade (RG). No Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, situado na cidade de Valença, as eleições ocorrem nesta quarta-feira (22), das 8h às 20h, e vai movimentar mais de 500 alunos na unidade. “É extremamente importante a participação dos pais no colegiado escolar, precisamos ainda mais fortalecer a participação da família na escola, principalmente no acompanhamento das atividades pedagógicas que são oferecidas aos alunos” explicou a diretora Claudia Tomé. Durante o processo, “os eleitores poderão realizar a votação, por meio de cédula, com a urna localizada nos setores estratégicos da nossa instituição”, acrescentou.

No Colégio Estadual Fernando Guedes de Andrade, situado na cidade de Gandu, os estudantes estão sendo direcionados, por turma, para a votação. “O Colegiado Escolar é o órgão mais importante de uma escola autônoma e a base da democratização da gestão escolar. Um colegiado ativo, por meio dos seus segmentos, cria condições para que professores, pais, funcionários, alunos e comunidade reflitam sobre suas próprias ações e definam diretrizes para o funcionamento eficiente da escola e para a eficácia de seu processo pedagógico. Os alunos representam uma importante fonte de informação sobre os problemas da escola e suas possíveis soluções”, destacou a diretora Jailma Pires Machado, que também realiza as eleições nesta quarta-feira, 22 de julho.

Mais sobre o colegiado: O colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.